EDUCAÇÃO E SABEDORIA

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

COLÉGIO ESTADUAL OLAVO BILAC

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A SEMANA PEDAGÓGICA
JANEIRO – 2011
NOTURNO

17/01/11 - 2ª feira
• Acolhida

• Texto Reflexivo

• Apresentação dos professores novatos

• Informes e Orientações para 2011

 Pontualidade e freqüência:
Comunicar por meio de telefone celular com antecedência à coordenação;
Enviar atividades para as aulas em que não comparecer;
Caso seja necessário realizar alguma troca de aula ou dia com outro professor, favor comunicar à coordenação em tempo hábil para que possa viabilizar a troca sem perdas pedagógicas ao educando;
As datas pré-estabelecidas para entregas de diários, notas, avaliações ou outros documentos que forem solicitados pela coordenação ou direção deverão ser respeitadas por todos, caso haja necessidade será feito o registro em ata dos atrasos e assinado pelo professor;
A coordenação somente recolherá trabalhos ou provas de alunos quando acordado com o professor com antecedência para evitar contradições e situações desagradáveis entre professor X aluno X coordenação;

 Diários:
Registrar freqüência e conteúdo diariamente;
Os diários serão entregues no início da aula e recolhidos ao final do dia;
Não será permitido a retirada dos diários da escola, a não ser quando devidamente liberados pela coordenação;
Deverão ser preenchidos com caneta preta ou azul e assinados;
Contar as aulas previstas, dadas e registrá-las;
As faltas deverão ser registradas no espaço devido e quando não houver canceladas com um traço;
O diário do mês seguinte somente será entregue mediante a conclusão e fechamento do diário anterior;

 Planejamento das aulas diárias:
Relacionar os conteúdos aos objetivos apresentados no Referencial Curricular da Educação Básica e do Ensino Médio Ressignificado;
Contemplar nas aulas as atividades que venham desenvolver as Múltiplas inteligências - habilidades e competências que os educandos apresentem e interligá-las aos temas que serão abordados em sala de aula;
Planejar aulas diversificadas incluindo o uso da sala de informática e fazer o agendamento prévio com o dinamizador – Rafael – Mat, Jonas – Vesp, Valdênia - Not
Elaborar aulas mais dinâmicas utilizando data show e outros recursos de mídia, mas lembrando sempre de pré-agendar;
Utilizar também a biblioteca como recurso para as aulas;

 Questões Disciplinares – educandos:
Todo professor deverá criar sua pasta de ocorrências e somente encaminhá-lo à coordenação após a terceira (3ª) ocorrência (que não seja apenas por não apresentar atividades);
O professor deverá comunicar imediatamente por meio do representante de sala ou de outro aluno quando for necessária a retirada de algum educando da mesma, para que não fiquem passeando pelo pátio e a coordenação sem informação do fato ocorrido;
O professor que encaminhar o educando a coordenação com solicitação de advertência ou suspensão deverá assinar juntamente com a coordenação a ocorrência;
Em caso de solicitação dos responsáveis à escola, o professor deverá estar presente no ato da conversa;

 Organização do espaço escolar:
Liberar a saída dos educandos para banheiro e água somente no 2º e 5º horário;
Não permitir que os alunos fiquem fora da sala de aula na troca de professores;
O uso do boné não é permitido no espaço escolar, portanto, orientar e solicitar ao educando que o retire quando estiver fazendo o uso do mesmo em sala de aula;
Organizar sempre a sala de aula (carteiras, lixo, etc.)

• Apresentação da Referencial Curricular da Educação Básica e do Ensino Médio Ressignificado

• Estudo Coletivo – Texto: “Primeiras Palavras”

• Síntese e apresentação da conclusão do estudo

• Opções de dias – HORÁRIO - Não haverá escolha de horário de aula somente de dias

• Projeto Cidadania
Distribuição dos professores por turma;
Professor coordenador da turma;

18/01/11 - 3ª feira

• Acolhida

• Apresentação do Planejamento Anual – NOVA PROPOSTA
O Planejamento anual deverá ser digitado e enviado ao email da Escola e da Coordenadora;
Impresso e entregue até dia 24/01/11 – 2ª feira à coordenação com assinatura na ficha de entregue;
O Planejamento Anual – 2011 atenderá à Proposta da correlação entre conteúdos e objetivos contidos no Referencial Curricular da Educação Básica e do Ensino Médio Ressignificado e /ou PCNS que contempla as HABILIDADES E COMPETÊNCIAS dos educandos;
Também deverá atender aos alunos de inclusão que ao longo do ano letivo deverão receber do professor regente das diferentes disciplinas mais atenção e um olhar diferenciado para suas potencialidades;
O Planejamento anual deverá ser estruturado a partir de:
 Justificativa
 Objetivo Geral
 Habilidades e Competências – Referencial Curricular e do Ensino Médio Ressignificado
 Eixos Temáticos – Conteúdos
 Metodologia
 Avaliação
 Bibliografia
• Ação Prática de Planejamento
Momento para estudo e planejamento por áreas
 Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias
 Ciências Humanas e suas Tecnologias
 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

19/01/11 - 4ª feira
• Acolhida
• Ação Prática de Planejamento
• Momento para estudo e planejamento por áreas
 Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias
 Ciências Humanas e suas Tecnologias
 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

20/01/11 - 5ª feira
• Acolhida
• Inclusão – Olhar diferenciado - Respeito às Diferenças e Limitações
• Ação Prática de Planejamento
Momento para estudo e planejamento por áreas
 Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias
 Ciências humanas e suas Tecnologias
 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Um comentário: