EDUCAÇÃO E SABEDORIA

domingo, 2 de janeiro de 2011

2º Encontro do Projeto FORMA reúne professores de escolas públicas

http://www.ifg.edu.br/index.php/component/content/article/1-news/87146-campusgoianiaforma

Campus Goiânia
Ter, 14/12/2010

2º Encontro do Projeto FORMA reúne professores de escolas públicas
O Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Goiânia realizou no último sábado, 11 de dezembro, o 2º encontro do Centro de Pesquisa Avançada para Formação Continuada de Professores de Educação Básica (FORMA), que aconteceu no laboratório de Informática da unidade. Cerca de 20 professores da Rede Estadual e Municipal de Educação em Goiás, que se inscreveram no processo seletivo, terão aulas aos sábados, até o dia 12 de fevereiro de 2011, para se aperfeiçoarem no uso de mídias direcionadas ao ensino.
Das 8 às 18 horas de sábado, os professores participaram do curso sobre Cinema, Televisão e Mídia Virtual ministrado pelo professor da Faculdade de Comunicação e Biblioteconomia (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rafael de Almeida. Ele exibiu o filme Mutum, de Sandra Kogut, que é uma adaptação da obra Campo Geral, de Guimarães Rosa.
Segundo Rafael, com o filme, busca-se despertar nesses educadores a criticidade para que enxerguem as mídias por um víeis analítico. “Espero que eles comecem a usar esse tipo de filme durante as aulas, indo na contramão, valorizando a literatura nacional e evitando os best- sellers”, explicou o professor.

Educadores
Para Jeruza Mendonça e Silva, professora de Português da Rede Estadual de Educação, o curso tem sido produtivo. A partir do primeiro encontro do projeto Forma, que apresentou o tema Leitura Midiática, a professora disse que percebeu a importância em interagir o ensino com a tecnologia, o que não tem sido feito até então. Para a ela, as mídias influenciam no planejamento de aula e são incorporadas como ferramentas didáticas.
Outro participante é o professor de Educação Física Rafael Vieira de Araújo. Ele afirma que o curso subsidia as ações da docência. “O primeiro encontro já possibilitou, enquanto professor de educação Física, relacionar conteúdos sobre esportes e avanços tecnológicos na área esportiva”. Também, na função de dinamizador da sala de Informática, Rafael de Araújo pretende ser um multiplicador do conhecimento apropriado no projeto FORMA e planejar o uso do laboratório de informática com as demais disciplinas.

Sobre o projeto
O Centro de Pesquisa Avançada para Formação Continuada de Professores de Educação Básica (FORMA) visa contribuir para a melhoria e o aperfeiçoamento do processo educativo através de uma formação continuada pautada em desenvolvimento profissional permanente. O curso é destinado a professores da rede pública de educação do Estado de Goiás e é uma realização da Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
O segundo encontro do projeto FORMA ocorreu simultaneamente nos campi de Uruaçu, Goiânia, Inhumas e Itumbiara e no próximo ano, o curso será realizado também em Jataí. De acordo com a supervisora do Projeto FORMA no IFG, Maria Aparecida Rodrigues de Souza, os professores aprenderão a utilizar o data show, slides, o Youtube, cinema, notebooks e outros recursos audiovisuais no processo de ensino durante aulas presenciais e à distância. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de 60 horas para aqueles que tiveram, no mínimo, 75% de aproveitamento.

Coordenação de Comunicação Social/ Campus Goiânia

Nenhum comentário:

Postar um comentário