EDUCAÇÃO E SABEDORIA

terça-feira, 16 de agosto de 2011

VI JICOB – EDUCAR PARA COMPETIR: SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA!


ESTADO DE GOIÁS

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

SUBSECRETARIA METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO

COLÉGIO ESTADUAL OLAVO BILAC










PROJETO VI JICOB: EDUCAR PARA COMPETIR – SAÚDE É O QUE INTERESSA, O RESTO NÃO TEM PRESSA!


Diretora: Ana Catarina
Colaboradores: coordenadoras pedagógicas Ábia e Arlene
*Coordenadores do Projeto : Rafael Vieira de Araújo; Marcelo Alves da Silva; Fabrício

Corretora oficial: Arlete Cristina

Professores responsáveis: Professor padrinhos de turma

*Realização do projeto:

Turno Matutino – Ensino Médio

Turno Vespertino: Ensino Fundamental/ 6º ao 9ºAno

Turno Noturno: Ensino Médio

*Endereço:a Avenida 24 de outubro esq. com 13

*Setor Aeroviário – CEP: 7443-090/ Goiânia/GO

*Telefone: 62-32714082 / 62-32958654

*Email: ceolavobilac@hotmail.com





GOIÂNIA

2011






Projeto: V JICOB: EDUCAR PARA COMPETIR – Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa!



Goiânia

2011

Justificativa



O Projeto Jogos Internos do Colégio Estadual Olavo Bilac – JICOB, com o lema “Educar para competir” vem, em sua sexta edição com o objetivo de discutir aspectos importantes da saúde na sociedade contemporânea e o papel da Educação Física e da Pedagogia do Esporte nesse contexto. Assim, dentro de uma concepção interdisciplinar, serão abordados definições e conceitos sobre saúde, exercício físico, atividade física, aptidão física, estilo de vida, qualidade de vida. Na oportunidade, serão propostas reflexões sobre os efeitos dos exercícios físicos na prevenção e controle de doenças.


Eixo Temático: pedagogia do esporte, corpo, saúde e estética.

Tema: educação esportiva; saúde, prevenção, anatomia humana, drogas, doenças sexualmente transmissíveis, anabolizantes...
Objetivo Geral: discutir aspectos importantes da saúde na sociedade contemporânea e o papel da Educação Física e da Educação esportiva nesse contexto.




Objetivos Específicos:

 Organizar, selecionar e sistematizar os conteúdos dentro da Pedagogia do Esporte.

 Os educandos deverão vivenciar vários categorias de jogos;

 Compreender o conceito de Educação Esportiva “ Educar para competir”;

 Elaboração e efetivação dos Jogos Internos do Colégio Olavo Bilac (JICOB “EDUCAR PARA COMPETIR”).

 Conscientizar a comunidade escolar sobre os benefícios dos exercícios físicos e os cuidados para a sua realização;



Objetivos Específicos para os educandos:

Definir saúde, estilo de vida, qualidade de vida, atividade física, aptidão física e exercício físico;

Explicar os diversos aspectos envolvidos na adoção de um estilo de vida ativo e saudável em nossa sociedade atual;



Conteúdos:


 Saúde, sedentarismo, estilo e qualidade vida;

 Medidas antropométricas;

 Índice de Massa Corporal;

 Pulsação e pressão no exercício físico;

 A importância do alongamento antes e depois dos exercícios físicos;

 Exercícios físicos, posturas e saúde;

 Benefícios da caminhada e os cuidados para sua realização;

 Alteração do organismo durante e depois da atividade física;

 Novas tecnologias , sedentarismo e fatores de riscos à saúde;

 Envelhecimento e limites do corpo;

 Os benefícios e prejuízos que dietas e exercícios físicos podem trazer á saúde;

 Obesidade, Alimentação e atividade física;


 

Esporte da Escola Jogos por categoria


1. Futsal Coletivo/invasão

2. Golzinho Coletivo/invasão

3. Ping-Pong de quadra Dupla/rede

4. Voleibol (misto) Coletivo/rede

5. Queimada (misto) Coletivo/alvo

6. Dama Individual/tabuleiro

7. Dominó Individual/tabuleiro

8. Soletrando Individual

9. Uno Individual/cartas

10. Xadrez Individual/tabuleiro

11. Show do Milho 6 Individual/midiático

12. Playstation -2 (futebol) Individual/midiático

13. Caminhada Exercício físico

Procedimento Metodológico


DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O VI JICOB será administrado por uma Comissão Central Organizadora composta pelos professores de Educação Física (Rafael, Marcelo e Fabrício) e auxiliado pelo corpo docente e administrativo do Colégio e voluntários (amigos da escola).

Parágrafo único. As comissões e órgãos previstos neste artigo são constituídos por tantos elementos quantos forem necessários para o desempenho das funções, sendo escolhidos dentre os discente e pessoas da comunidade escolar.

Compete à comissão central organizadora e aos professores:

 O professor do 3º horário ficará encarregado de conduzir a sua turma ao local de competição, ficando também responsável pela organização e conduta da mesma durante os jogos do respectivo dia;

 Desempenhar todas as funções necessárias ao desenvolvimento do evento;

 Organizar pastas contendo envelopes com as fichas de inscrição do JICOB. Cada dupla, padrinhos de turma, terá uma pasta dessas. Isso facilitará na hora de registrar os jogadores por modalidade. Caso os computadores apresentem algum defeito teremos como fazer o controle manual na organização do JICOB 2011.

 Se possível digitar um explicativo para cada dupla de professores mostrando o que deve ser feito por eles, contendo a data de entrega e devidos informes a serem repassados aos alunos. Esse explicativo deve servir de consulta mediante as dúvidas ou esquecimentos de datas e do que deverá ser feito nas diversas etapas que compõe o JICOB. Para um melhor controle de como está o andamento desse evento escolar, utilizaremos um caderno de assinatura para sabermos quais professores entregaram suas atividade e quais ainda faltam entregá-las. Aliviando, assim a sobrecarga de trabalho das coordenadoras pedagógicas.

 Estabelecer, antecedência, as regras de cada modalidade. Caso seja necessário, realizar uma oficina com os professores explicando como funciona a modalidade que eles estarão fiscalizando.

 É necessário organizar os espaços físicos onde serão realizados os jogos com no mínimo meia hora de antecedência.

 Organizar e disponibilizar tabelas no blog da escola para que os alunos e demais interessados acompanhem os resultados do JICOB.

 Realizar as inscrições com antecedência, para organizar bem o início dos jogos.

 Determinar os dias da realização de cada modalidade, começando com os jogos de tabuleiro e eletrônicos, e depois os jogos de quadra, finalizando com a caminhada.

 Evitar o acúmulo de jogos no mesmo dia para que os alunos possam participar de diversas modalidades.

 Realizar preliminares dos jogos se por acaso houver dois times de uma mesma modalidade coletiva em uma sala.

 Verificar se temos tempo pedagógico o suficiente para lidar com a proposta de “repescagem” nas disputas das modalidades de quadra.

 Além do árbitro devemos, também, arrumar um mesário para o preenchimento da súmula. Dessa forma, os professores de Educação Física ficarão livres para lidar com questões pertinentes à organização da parte administrativa do JICOB e de assuntos referentes ao processo pedagógico desse evento, como ou outros problemas que surgirem.



Fundamentação Teórica



O presente projeto tem como fundamentação teórica o livro Pedagogia do Esporte: descobrindo novos caminhos do autor Renato Sadi (2010) para subsidiar a sistematização das aulas Neste livro, o método é o próprio jogo. O universo do jogo permite ilações com o universo do esporte. Permite também novas possibilidades criativas, tanto por parte dos professores como por parte dos alunos. O ensino de esporte por meio de jogos é apresentado aqui como possibilidade metodológica que deve ser planejada, construída, experimentada, avaliada e discutida pelos interessados.



DA ROTINA DIÁRIA DOS JOGOS



Em todos os jogos, falar para os participantes a pontuação de cada equipe até aquele momento e as equipes deverão apresentar o grito de guerra nos momentos solicitados pela comissão organizadora.



Todos os dias lembrar aos alunos sobre:

- o respeito aos colegas de equipe, aos das outras equipes e aos árbitros;



- a equipe deverá permanecer nos locais das provas e jogos. O aluno que estiver fora do local de jogos, sem a autorização do professor, fará a sua equipe perder 10 (dez) pontos.



A equipe mais organizada e animada (adereços e grito de guerra) receberá ao final dos jogos a pontuação extra de 50 pontos e as demais 25 pontos.

As equipes serão divididas por salas, onde cada sala será representada em determinados momentos por um aluno, duplas ou grupos de estudantes. Se não houver número suficiente de jogadores numa determinada sala a equipe poderá ser completada com alunos de outra sala. E, nesse caso se o time ganhar a pontuação valerá para as duas salas. Observação: as equipes poderão ser formadas com alunos de duas salas diferentes e não de três salas.


Fica liberada a entrada de pessoas estranhas ao ambiente escolar somente na cerimônia de abertura e encerramento dos jogos.

Na cerimônia de abertura exigir-se-á a participação de no mínimo cinco (5) integrantes de cada sala durante o desfile, sendo que os mesmos deverão estar identificados com o cartaz da sua turma. A equipe que não cumprir o mínimo exigido, perderá 30 (trinta) pontos no placar geral.

Na mesma ocasião será cobrado o grito de guerra de cada equipe. E aquela que não apresentar perderá 30 (trinta) pontos no placar geral.

Durante a realização dos jogos de quadra, os alunos que não estiverem jogando deverão estar devidamente uniformizados.

Os jogos somente serão iniciados com a presença do professor e/ou professora acompanhante da equipe na quadra.

As equipes deverão estar no local do jogo com 05 (cinco) minutos de antecedência do seu jogo.



Será suspenso e/ou expulso dos jogos, podendo perder a nota do projeto, o (a) aluno (a) que cometer qualquer tipo de agressão verbal e/ou física a qualquer membro dos jogos. Os casos serão analisados pela comissão organizadora que decidirá pela suspensão ou expulsão.



A equipe que cometer agressões verbais e/ou físicas a qualquer membro integrante dos jogos poderá perder 100 pontos ou, dependendo da gravidade, perder a nota do projeto.



Os alunos não poderão participar dos jogos de quadra trajando calça jeans ou saias e calçado de salto alto.

Serão utilizados 4 cartões, sendo: verde (advertência para torcida - pessoas que não estão no jogo) amarelo (advertência para jogadores) vermelho (expulsão de jogadores) preto (expulsão de jogadores do jogo; expulsão de torcida ou exclusão do evento) Então, a questão pedagógica da arbitragem é o cartão verde e o preto, já que o amarelo e o vermelho são bem conhecidos.



DO CONGRESSO TÉCNICO


O Congresso Técnico será realizado no dia 25 e 26/08/2011, às 10h30min, no Laboratório de Informática, tendo por objetivo esclarecer questões referentes a esse Regulamento Geral e aos demais aspectos inerentes aos Jogos Internos do Colégio Estadual Olavo Bilac.

As turmas interessadas em participar dos Jogos, VI edição 2011, deverão estar representadas no Congresso Técnico por membros do corpo discente, sendo que as que estiverem ausentes estarão sujeitas às deliberações do mesmo.









CERIMONIAL DE ABERTURA



O JICOB 2011 iniciar-se-á com a Cerimônia de Abertura, da qual participarão, obrigatoriamente, todas as equipes devidamente uniformizadas, com um número mínimo de 5 integrantes.

Parágrafo Único – As equipes inscritas em número inferior, deverão apresentar-se no Cerimonial com todos os atletas inscritos.

A Cerimônia de Abertura constará de:

a) Concentração das equipes em local a ser designado;

b) Desfile das delegações participantes;

c) Formação das delegações;

d) Hino Nacional entoado por todos os presentes, e hasteamento das bandeiras;

e) Saudação do Coordenador Geral do JICOB;

f) Entrada do Fogo Simbólico e acendimento da Pira Olímpica;

g) Juramento do atleta;

h) Saudação e declaração de abertura do JICOB 2011 pela direção;

i) Desfile de retirada das delegações;

j) Apoteose.



DO SISTEMA DE DISPUTA E CLASSIFICAÇÃO



O sistema de disputa dos VI JICOB 2011 será definido após a entrega das inscrições, dependendo do número de equipes inscritas e de acordo com as condições físicas e de infra-estrutura.

No caso das modalidades individuais o sistema de disputa será conforme regulamento específico.









As provas do VI JICOB receberão as seguintes pontuações:



Esporte da Escola 1º Lugar 2º Lugar 3º Lugar

Torcida mais animada e organizada. 100 80 50

Identificação da equipe 100 80 50

Exposição de trabalho referente ao tema Saúde 100 80 50

Futsal 100 80 50

Golzinho 100 80 50

Ping-Pong de quadra 100 80 50

Voleibol (misto) 100 80 50

Queimada (misto) 100 80 50

Dama 100 80 50

Dominó 100 80 50

Soletrando 100 80 50

Uno 100 80 50

Xadrez 100 80 50

Show do Milho 6 100 80 50

Playstation -2 (futebol) 100 80 50

Caminhada 100 80 50



AVALIAÇÃO




A compreensão e a solução dos problemas integram uma avaliação verbal que pode ser reforçada por discussões e votações. Aulas organizadas e conteúdos distribuídos são questões fundamentais para a qualidade da Educação Física e Pedagogia do Esporte nas escolas. Além disso, aulas produtivas implicam em dados a serem avaliados, isto é, a avaliação acaba sendo uma motivação para aprendizagem e novos processos de ensino. (Sadi, Costa e Sacco, 2008).

Procedimentos para avaliar de forma inovadora conforme Sadi (2010,p.175):

A ferramenta avaliação deve ser utilizada a partir de quatro passos:

1º Deve ser rotineira e processual

2º Deve ser autêntica e não uma simples exigência burocrática;

3º Deve levar em consideração um “planejamento igual” (de aula e avaliação).

4º Deve servir como meio de envolver professores e alunos no processo de ensino/aprendizagem.



TIPOS DE AVALIAÇÃO

Teste escrito; Perguntas e respostas; Monitoração, observação e organização de equipes; Complemento por meio de trabalhos de pesquisa; Cenário de atividades e confecção de jornal.





REFERÊNCIAS
ARAÚJO, Rafael Vieira de. Pedagogia do esporte: obstáculos, avanços, limites e contradições. 2008. 74 f. Monografia (Especialização em Educação Física Escolar) - Faculdade de Educação Física, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
DARIDO, Suraya Cristina. Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de intervenção na Escola. Campinas, SP. Papirus, 2007.
FREIRE, João Batista. Pedagogia do Futebol. São Paulo: Autores Associados, 2003.
POIT, Davi Rodrigues. Organização de Eventos Esportivos. São Paulo: Phorte, 2004.
SABA, Fábio. Mexa-se Atividade Física, Saúde e Bem-Estar. São Paulo: Phorte, 2008,
SADI, Renato Sampaio; COSTA, Janaína Cortês; SACCO, Bárbara Torres. Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 17-26, jan./jul. 2008.
SADI, Renato Sadi et al. Pedagogia do Esporte: Descobrindo Novos Caminhos. São Paulo: Ícone, 2010.










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