EDUCAÇÃO E SABEDORIA

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Homenagem a Professora Iva!

Homenagem a Professora Iva:

Como homenagear uma professora que fez história no Colégio Estadual Olavo Bilac?

Com certeza não é uma tarefa fácil, mas vamos lá!
Partindo do princípio de ensinar História, temos muito que falar.A História assim como você mesma descreve em todo 1º dia de aula é uma ciência que está em construção,algo feito na dinâmica do dia-a-dia.

Ela é feita das ações humanas ao longo do tempo em um determinado espaço geográfico.Visto que a sua vida escolheu o Olavo Bilac para ser este cenário e ser o ser humano Iva para retratar essas ações.

Mas,este conceito se amplia quando muitos dos pais dos alunos que aqui estudaram revelam a seus filhos que a Iva já foi sua professora.Que aquele primo ou irmão mais velho,já foi aluno dela.E que,desde o 1 dia de aula desses ex-alunos,você também escreveu os conceitos básicos da História.

É essa professora de história realmente compôs a história dessa instituição de ensino.A vários anos ela auxilia seus alunos a compreender melhor as ações e realizações humanas do presente,evitando cometer os erros dos nossos antepassados,na sua longa caminhada,buscando construir uma sociedade mais justa e democrática,tanto para a nossa época quanto para as sociedades futuras.

É evidente no histórico escolar tamanha contribuição que você Iva Fagundes ofereceu a todos.Basta observar quantos alunos foram aprovados nos vestibulares ao longo desses anos.E assim observaremos que você participou da construção de muitos cidadãos.Muitos dos seus ex-alunos hoje são médicos,advogados,professores,dentre tantas outras profissões que essas pessoas escolheram.É satisfatório a você olhar para trás e ver quantas pessoas passaram pelas suas mãos:mãos que direcionaram e ainda direcionam essas “crias” a um caminho de sucesso.

Com certeza,todas aquelas “apurrinhaçoes”,todos aqueles sermões no final do bimestre para que pudéssemos mudar de vida,e principalmente,todos aqueles puxões de orelha,nos fizeram crescer muito.A sua coerança e persistência foram ao faróis que iluminaram o caminho de muitos.Toda a sua dedicação direciona os alunos do Estudo,para que tenha êxito na vida.

Jamais esqueceremos as suas “caras e bocas” em sala de aula.Lembraremos sempre daquele olhar por cima dos óculos,dizendo com aquele ar interrogativo “certo”?.

Nunca deixaremos o seu velho ditado.
“Cachorro que ‘enjeita’ lingüiça pau nele”!

Permanecerá em nossos corações a sua forma de se referir a nós como:Menina fulana...Menino siclano...

E claro,não esqueceremos dos seus tic-nervoso quando chegávamos por trás e abraçávamos você...e você dizia:Para fulano!

E ainda,suas advertências ao sairmos da sala para ir ao banheiro...”É um pé lá outro cá”.

Todas as conversas...

Todas as explicações...

Todos os conselhos...

E o mais importante de tudo...o conhecimento passado de você para nós alunos.

Gostaríamos muitos de ter palavras suficiente para descrever pelo menos a metade de toda a história que você fez em nossa história de vida,mas as palavras são poucas....

Chegou a tão alvejada aposentadoria!Aproveite essa nova etapa de vida.Numa bouá,aproveite para descansar e usufluir com intensidade sua colheita.Porque todos aqueles frutos que você plantou,ou ainda ajuda a cuidar com certeza amanha lhe trará um bom resultado!

Não esqueça de nós...seus alunos...e desse colégio que de uma maneira ou de outra fez e faz parte da sua história...

A você Iva que foi um dos “esteios” da família bilaquiana,o nosso...
Muito Obrigada”


Te desejamos todo o sucesso e felicidade do mundo!
Parabéns pela professora que você é valeu pela parecia do ensinar e aprender.Obrigada pela dedicação!

Um forte abraço dos seus meninos do 3 anos A e B.





Nenhum comentário:

Postar um comentário